MISSÃO HUMANITÁRIA

Hospital de Aeronáutica de Canoas presta suporte às vítimas do ciclone no RS

Missão envolve militares médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos
Publicada em: 27/09/2023 14:31
Imprimir
Fonte: HACO, por Tenente Gabriela Czauski
Edição: Agência Força Aérea

O Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) tem prestado suporte ao Hospital de Campanha do Exército Brasileiro no atendimento a vítimas das enchentes que assolaram o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A missão teve início no dia 10/09 e envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos.  

Com a passagem de um ciclone extratropical, as cidades de Roca Sales e Muçum tiveram seu único hospital destruído pela enxurrada. Até o momento, foram registrados cerca de 900 feridos, 46 desaparecidos e 11 mortos. Os pacientes atendidos são transferidos para as redes estadual e federal de saúde da região, sob coordenação do Grupo Hospitalar Conceição.

No Hospital de Campanha do Exército, há estrutura para atendimentos de alta e média complexidade, bem como primeiros socorros. Uma central de distribuição de medicamentos e ambulâncias também faz parte do complexo.

Para a Capitão Médica Denize Milena Almeida Santos, que coordenou o Segundo Grupamento do HACO, a atuação tem sido de fundamental importância no apoio às vítimas, nesse momento de tantas perdas pessoais e materiais.

Para o Sargento Especialista em Enfermagem Rafael Borba Soares, foi uma satisfação integrar uma das equipes na missão. “Sou extremamente grato pela oportunidade que me foi dada", expressou.  

Fotos: Major Paz, Capitão Denize Milena, Tenente Marília / HACO